Sob Pressão

Sob Pressão

Por | 2016-11-24T03:02:01+00:00 24 de novembro de 2016|Crítica Cinematográfica|0 Comentários

Sob Pressão (Drama) Elenco: Julio Andrade, Andrea Beltrão, Stepan Nercessian, Icaro Silva, Marjorie Estiano; Direção: Andrucha Waddinton; Brasil, 2016. 90 Min.

Um dia num hospital de emergência em área de risco na cidade do Rio de Janeiro. Três casos graves: um traficante em estado grave e instável, um policial, também grave, e estável e uma criança vítima de bala perdida filho de uma família classe média alta, também em estado grave. Uma equipe com três cirurgiões e um residente: Dr.Evandro (Julio Andrade), Dr. Paulo (Ícaro Silva) e Drª  Carolina (Marjorie Estiano) e o residente (Álamo Facó), no meio de um fogo cruzado e numa unidade sem recursos. Esse é o painel do mais recente longa-metragem de Andrucha Waddington de “Casa de Areia” (2005) e “Eu Tu Eles” (2000).

sobpressao_1-1

Roterizado por Leandro  de Assis de “Muitos homens num só” (2014) e Renato Fagundes de “Terra Prometida” (2016), o longa tem cara de piloto para série de TV com histórias curtas que se enlaçam e se resolvem no mesmo tempo/espaço. O filme abocanhou dois prêmios no Festival do Rio 2016: melhor ator para Julio Andrade e melhor ator coadjuvante para Stepan Nercessian. Mas o destaque vai para a direção de arte de Rafael Targat de “Elvis & Madona” (2010) que trouxe realismo para as cirurgias. Em tempo: o longa tem cenas chocantes numa metáfora de si mesmo genial.

307213-jpg-c_300_300_x-f_jpg-q_x-xxyxx

O grande mote do longa-metragem são as questão trazidas para se pensar: a ética, o contexto de polarizações, as definições conceituais de ‘certo’ e ‘errado’ na vertente da desconstrução, a falta de recursos para a saúde e seu reflexo no cotidiano dos profissionais e da população. E mais, traz elementos para se pensar no ‘glamour‘ X  ‘stress’ da profissão de médico.

453772

“Sob Pressão” tem apenas 90 minutos. E estes, são suficientes para traçar um painel do caos da saúde no Brasil. Inspirado numa história real o filme tem tudo para virar o “Plantão Médico” da terra de Marlboro, com direito a nuances de Dr. House e Grey’s Anatomy. Vaticinando: Tenso!

img-20150401-wa0002-5

Sobre o Autor:

Editora do site Cinema & Movimento e crítica cinematográfica

Deixar Um Comentário