Atravessa a vida (Documentário); Direção: João Jardim, Brasil, 2020, 82 Min. #FestivalETudoVerdade2020
Brasil, região nordeste, Estado de Sergipe, cidade de Simeão Dias, Colégio Estadual Milton Dortas. Num microespaço desse país, em relação a sua grandeza, extensão e diversidade, adolescentes nordestinos sonham com o futuro, em meio a todas as questões que os atravessam: sociais, culturais, religiosas, familiares, psicológicas e…a pressão para passarem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que dá acesso aos cursos de nível superior. O ano é 2018, um ano realmente decisivo.
João Jardim é um diretor brasileiro conhecido por “Getúlio” (2014) e outras obras audiovisuais. O cineasta ao longo de sua carreira passeou por questões potentes em seus trabalhos: o lixo, sua reciclagem e a vida dos catadores no lixão de Gramacho no Rio de Janeiro, em “Lixo Extraordinário” (2010); sobre compulsões de qualquer espécie: comida, sexo, drogas, álcool, esportes, em “Compulsão” (série de TV, 2016) e; gênero em “Liberdade de Gênero” (série de TV, 2016-2017). Agora é a vez da falar sobre o futuro de um país através de seus jovens e seu momento decisivo de vida: escolher a profissão para cursar uma graduação, e o que significa essa pressão e esse momento na vida dos adolescentes.
O chão para trazer essa questão e tudo o que a cerca, foi a escola pública, através do acompanhamento de algumas aulas, dinâmicas de grupo, o cotidiano da escola e de seus funcionários. As dificuldades daquela comunidade escolar e seus ‘milagres’. “Atravessa a Vida” mostra uma instituição em obras que, em alguns momentos soam como uma metáfora da construção de um país através da Educação, em outras, como um incômodo que não respeita o silêncio que ali é necessário, como um desafio do tudo que tem ser feito ao mesmo tempo, passando por cima de todos. Uma diretora que se desdobra em mil, falta de professores, e aqueles que dão tudo de si e fazem um excelente trabalho, salvaguardadas as condições nas quais estão inseridos, enfim, uma radiografia da Escola pública.
A equipe se acomoda dentro da escola como uma mosca, com as câmeras atenciosas e perspicazes de Lulu Miranda e João Atala, desenhando um painel cultural local através de conversas, de entrevistas com alunos, professores e diretora e acompanha o terceiro ano do Ensino Médio até ENEM e nos dá notícias dos resultados.
“Atravessa a Vida” nos remete a “Últimas Conversas” (2015) de Eduardo Coutinho e nos faz viajar também para o nosso tempo fomentando empatia. “Atravessa a Vida” é um excelente personagem conceitual para pensar políticas públicas e construção de nação. Um aulão!
Filme em competição de longas nacionais do Festival “É Tudo Verdade” 2020. Assistido em cabine do Festival no dia 23/09
Deixar Um Comentário