‘O Banquete’ – riqueza de diálogos sobre a contemporaneidade

>>‘O Banquete’ – riqueza de diálogos sobre a contemporaneidade

‘O Banquete’ – riqueza de diálogos sobre a contemporaneidade

Por | 2018-09-06T13:21:44+00:00 6 de setembro de 2018|Crítica Cinematográfica|0 Comentários

O Banquete (Drama); Elenco:  Drica Moraes, Caco Ciocler, Rodrigo Bolzan, Mariana Lima, Bruna Linzmeyer; Direção: Daniela Thomas; Brasil, 2018. 104 Min.

Misture ‘O Banquete’ de Platão, “A Festa” (2017) de Sally Potter e pitadas de”O animal Cordial” (2017) de Gabriela Amaral que você terá “O Banquete” de Daniela Thomas.  Inspirado levemente na obra  ‘O Banquete’ de Platão e em reuniões de amigos e familiares do cotidiano da diretora/roteirista durante sua vida, o longa tem um argumento procedente: falar de amor e amizade na contemporaneidade em que o prato principal é o escárnio e a ironia.

Ambientado na era Collor de Mello ” O Banquete” apresenta uma reunião de amigos de longa data para comemorar o aniversário de casamento de Mauro (Rodrigo Bolzan), um editor chefe de uma revista importante, e Bia (Mariana Lima), uma atriz renomada, ancorado num critério bastante particular. Os convidados chegam a começam as alfinetadas dentro do contexto de suas vidas pessoais refletindo sobre a resignificação do conceito de amizade, amor, lealdade com contexto político, e afins. O longa prende a atenção do espectador por quase duas horas com dissertações espetaculares sobre relações humanas em que o véu da hipocrisia é retirado em camadas.

O forte da obra é o roteiro de Daniela Thomas de “Vazante” (2017) e as atuações sensacionais de Drica Moraes, Caco Ciocler, Mariana Lima e Bruna Linzmeyer. Num único cenário – a sala de jantar – e em planos-sequência , “O Banquete” é híbrido misturando teatro e cinema pela sua performance de atuação bastante enfática e por vezes, caricata. Por tal, seleciona um público que curte reflexões filosóficas, relações humanas e que tem prazer em acompanhar o jogo de xadrez do raciocínio humano.  Genial!

 

 

Sobre o Autor:

Amante da sétima arte e escritora por hobby

Deixar Um Comentário