48º Festival de Gramado em Casa – Confira seleção de filmes

>>48º Festival de Gramado em Casa – Confira seleção de filmes

48º Festival de Gramado em Casa – Confira seleção de filmes

Por | 2020-08-19T00:34:44-03:00 19 de agosto de 2020|Notícias|0 Comentários
48º Festival de Cinema de Gramado 2020 – Porto Alegre, 18/08/2020 – TVE – Coletiva de Lançamento – Roger Lerina – apresentador, Marcos Santuário – curador, Rafael Carniel – presidente da Gramadotur | Foto: Edison Vara / Pressphoto

Na manhã desta terça-feira (18/08/2020) realizou-se online a coletiva de imprensa que anunciou os longas-metragens selecionados e os homenageados da 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado que, acontecerá de 18 a 26 de setembro do corrente ano na modalidade online, transmitido pelo Canal Brasil. Realizada nos estúdios da TVE-RS e transmitida pela TV e sites (TVE e Festival de gramado) e ainda, redes sociais (Facebook e Youtube), o evento foi mediado pelo jornalista Roger Lerine com as presenças físicas do curador Marcos Santuário e do presidente da Gramadotur Rafael Carniel, com todas as medidas sanitárias respeitadas e uma equipe reduzida. Além das presenças virtuais dos curadores: o jornalista Pedro Bial e da atriz argentina Soledad Villamil.

O Festival de Gramado faz parte do início de carreira de muitos cineastas. Para muitos é a porta de entrada para a carreira no Brasil e na América-latina, o que fomenta uma procura bastante acirrada. Este ano foram um total de 239 longas-metragens inscritos traçando um painel da diversidade cultural brasileira (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pernambuco etc.) e Íbero-americana (Argentina, Espanha, Uruguai, Paraguai, México, Bolívia etc.) perfazendo um total de 15 estados brasileiros e o Distrito Federal e 14 países. Confirmando, assim, a relevância do Festival de Cinema da Serra Gaúcha.

Quanto aos homenageados de 2020, Marco Nanini receberá o troféu Oscarito, destinado a atores que se destacam em suas carreiras no Cinema Brasileiro; Laís Bodanzky receberá o troféu Eduardo Abelin que reconhece a excelência de diretores, cineastas ou entidades de cinema; o ator uruguaio César Trancoso receberá o Kikito de Cristal que premia expoentes latino-americanos e; Denise Fraga receberá o troféu da cidade de gramado, concedido a nomes que têm ligação com a História da cidade e que contribuíram para a divulgação do Festival.

O espaço dedicado aos negócios no audiovisual também acontecerá online. Em sua 4ª edição o Gramado Film Market conta com a parceira da FORCINE (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual)

Os debates sobre os filmes concorrentes acontecerão pela internet no site do festival, pelo Youtube e pelo facebook do Festival de Gramado. (endereços no final do texto)

E assim, o 48º Festival de Cinema de Gramado confirma sua vocação de se reinventar em meio a esse momento sui generis que vivemos e será todo transmitido em multiplataforma. Os filmes concorrentes serão exibidos pelo canal Brasil na televisão e pelo serviço de streaming da GloboSat. Para ter acesso é preciso ser assinante de TV em que o Canal Brasil esteja incluído no pacote. Os longas-metragens terão exibição única pela TV que se realizará entre os dias 19/09 a 23/09. Os curtas-metragens terão exibição única e ficarão disponíveis por 24 horas através do serviço de streaming. Os curtas-metragens gaúchos serão exibidos pelo streaming em 4 programas com títulos agrupados conforme classificação indicativa. Os programas serão disponibilizados as 14:00 hs do dia 19/09 e ficarão no ar até as 23:59 hs do dia 22/09. (veja como assistir no final do texto)

Confira a lista de longas-metragens selecionados

BRASILEIROS:

Aos pedaços (RJ) de Ruy Guerra (drama/ficção experimental)

King Kong em Assuncion (PE) de Camilo Cavalcante (ficção)

Me Chama que Eu Vou (SP) de Joana Mariani (Documentário)

O Samba é Primo do Jazz (RJ) de Angela Zoé (documentário)

Por Que Você não Chora? (DF) de Cibele Amaral (ficção/drama)

Todos os Mortos (SP) de Caetano Gotado & Marco Dutra (drama)

Um animal Amarelo (RJ) de Felipe Bragança (ficção)

ESTRANGEIROS

Dias de Inverno (México) de Jaiziel Hernández (ficção)

El Gran Viaje al Pais Pequeño (Uruguai) de Mariana Viñoles (documentário)

El Silencio del Cazador (Argentina) de Martin Desalvo (drama/thriller)

La frontera (Colombia) de David David (drama social)

Los Fuertes (Chile) de Omar Zúñíca (drama/romance/LGBT)

Matar a un muerto (Paraguai) de Hugo Gimenez (drama)

Tu Me Manques (Bolívia) de Rodrigo Bellot (drama)

A festa de premiação será realizada no Palácio dos Festivais sem público, respeitando todas as norma sanitárias e será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e pelo canal 500 da Claro

Como assistir:

NET: Canal 650 HD e canal 150 SD; OI TV: Canal 806 HD e canal 66 SD; Sky: Canal 113 e 513; Claro TV: canal 650 HD e canal 67 SD; GVT/Vivo TV: canal 103; Vivo TV (DTH) canal 806 HD e 566 SD. Vivo TV (fibra/cabo) canal 656 HD e 156 SD

Sítios virtuais:

Site: http://www.festivaldegramado.net/

Facebook: facebook.com/festivaldecinemadegramado

youtube:youtube.com/user/festivaldegramado

twitter: @cinemadegramado

Instagram: @festivaldecinemadegramado


Sobre o Autor:

Editora do site Cinema & Movimento e crítica cinematográfica

Deixar Um Comentário