5ª Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições

>>5ª Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições

5ª Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições

Por | 2018-06-29T22:31:33-03:00 29 de junho de 2018|Notícias|0 Comentários

Evento será realizado de 23 a 28 de novembro, com a exibição de longas e curtas-metragens, em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte

A partir de 02 de julhoestarão abertas as inscrições para a 5ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania. As inscrições devem ser feitas no site do festival –  http://mostradecinemadegostoso.com.br – até 31 de agosto. A Mostra de Cinema de Gostoso pretende mais uma vez agitar culturalmente a cidade, instalando uma tela de cinema de 12m x 5m ao ar livre na Praia do Maceió com projeção em resolução 2K e som 5.1. Ao longo de seis dias, a população terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão seis sessões ao dia, entre as mostras Competitiva, Panorama e Infantil, além das Sessões Especiais.

Também serão realizadas sessões em ambientes fechados, que incluem debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros. O melhor longa e o melhor curta-metragem serão escolhidos pelo público para receber o Troféu Luís da Câmara Cascudo. Toda a programação é gratuita. A curadoria coletiva é feita por Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, em parceria com os alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, o coletivo “Nós do Audiovisual”.

Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para os  jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores, que juntos criaram o “Coletivo Nós do Audiovisual”, (www.nosdoaudiovisual.com.br) serão realizadas novamente uma série de oficinas , que incluem Linguagem Audiovisual, Roteiro, Produção Cultural e Realização de Curtas-metragens. Um dos principais objetivos dos cursos é o de formar cidadãos, despertando nestes jovens seu potencial voltado tanto para o audiovisual quanto para áreas diversas, estimulando o estudo e iniciativas de trabalho. A primeira turma composta por 53 alunos, formou-se ao longo de cinco anos e realizou 33 oficinas. Em 2018, será formada uma nova turma com 30 alunos, que também conta com a participação de jovens formados na primeira turma, que junto dos professores, atuarão na coordenação dos novos cursos. Ao final das oficinas, os jovens realizarão curtas-metragens que serão exibidos durante a programação da Mostrae em diversos festivais do país.Com o conhecimento adquirido ao longo dos cursos, o coletivo também participa da produção da Mostra de Cinema de Gostoso, momento em que trocam conhecimentos com cineastas, atores e diretores de outros estados que são convidados para a mostra. O Coletivo Nós do Audiovisual já realizou dez filmes em um período de cinco anos:

 

Moeda Gostoso – 2017 – DOCUMENTÁRIO |13 MIN

Os Dois Lados do Lixo – 2017 – DOCUMENTÁRIO|12 MIN

O Grande Ó – 2017 – FICÇÃO|10 MIN

Flôzinha– 2015 – FICÇÃO | 11 MIN

O Pai da Noite – 2015 – FICÇÃO | 7 MIN

O Menino e a Caixa Misteriosa – 2015 – FICÇÃO | 10 MIN

À Procura do Sol – 2015 – FICÇÃO | 15 MIN

Promessas – 2014 – DOCUMENTÁRIO | 16 MIN

Entre Lonas – 2014 – FICÇÃO | 11 MIN

O Contador de Causos – 2013 – FICÇÃO| 15 MIN

A Mostra de Cinema de Gostoso mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente do evento. A curadoria da mostra leva em conta a realidade local e a eficácia dos filmes em dialogar com a população. A soma destes fatores faz com que as sessões estejam sempre lotadas por um público que até então mantinha um contato distante com a produção cultural de outras regiões do país. Com esse conjunto de ações, a Mostra de Cinema de Gostoso conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste como uma importante referência de difusãoaudiovisual.

Site Oficial:http://mostradecinemadegostoso.com.br

Facebook:https://www.facebook.com/pages/Mostra-de-cinema-de-Gostoso/157396617695645

 

Sobre São Miguel do Gostoso (RN)

Localizada no Rio Grande do Norte, a 110 km da capital Natal, precisamente na ponta oeste do continente sul-americano, a cidade de São Miguel do Gostoso, conhecida como a esquina do continente, possui cerca de nove mil habitantes e apresenta belezas naturais e uma localização geográfica privilegiada, que atraem turistas principalmente de esportes radicais como o kitesurfe. A cidade tem sido constantemente destaque entre conceituados veículos de mídia nacional e estrangeira como um dos melhores e mais atraentes destinos turísticos do mundo. Em matéria do jornal britânico Daily Telegraph, São Miguel do Gostoso surge entre praias da Malásia, África do Sul e Barbados como um dos Melhores lugares do mundo para se viver.

No suplemento “O melhor do Brasil” da revista Veja, a cidade foi escolhida como o melhor dos “novos destinos” da região nordeste. O jornal Valor Econômico publicou ampla reportagem sobre São Miguel do Gostoso, citando a cidade como um paraíso pacato, autêntico e com muito charme. Em final de 2017, São Miguel do Gostoso se tornou um município 100% saneado, estabelecendo-se como referência na região em termos de cuidados com a saúde pública. Além da melhora na qualidade de vida da população, as obras do saneamento básico irão atrair mais projetos para a região, especialmente em setores turísticos. Com isso, a pacata vila de pescadores vem se tornando um dos principais pontos turísticos do Nordeste, apresentando um elevado crescimento no número de pousadas e de estabelecimentos gastronômicos que se destacam pela sua diversidade e riqueza.

 

 

Sobre o Autor:

Editora do site Cinema & Movimento e crítica cinematográfica

Deixar Um Comentário