Ciranda de Filmes invade cinco cidades brasileiras

>>Ciranda de Filmes invade cinco cidades brasileiras

Ciranda de Filmes invade cinco cidades brasileiras

Por | 2019-08-09T13:47:06-03:00 9 de agosto de 2019|Notícias|0 Comentários

Ciranda de filmes é um projeto que mistura filmes, conversas musicais, vivências lúdicas, oficinas e sessões especiais com educadores, cineastas, artistas e pensadores de diversas áreas. Este ano a cirande de filmes contempla cinco capitais com filmes exibidos em edições anteriores. São elas Salvador, Porto Alegre e Curitiba (08 a 11 de agosto) e Belo Horizonte e Brasília (15 a 18 de agosto).

Em duas cidades, a Ciranda de  Filmes vai promover conversas com profissionais sobre os filmes em exibição. Em Salvador, a etnomusicóloga, Lydia Hortélio, falará sobre A Criança Nova – A Criança Eterna, abrindo a Ciranda de  Filmes no dia 08, quinta-feira, antes da exibição dos filmes  Meninos e ReisMitã. Já em Belo Horizonte, a cineasta Clarisse Alvarenga, vai falar sobre Brincar de Casinha com o Cinema, após a exibição de seu longa  Ô de Casa, no dia 15 de agosto, quinta-feira.

Segue e programação com locais, valores dos ingressos e sinopses das obras que serão exibidas:

Salvador | Espaço Itaú de Cinema

Praça Castro Alves – Centro

Ingressos custarão $ 5,00 (meia) e $ 10,00 (inteira)

Dia 8 de agosto, quinta-feira

13h30:Ô de casa!

Participou da 1ª edição, 2014

Documentário, Brasil, 2007, 70 min, Livre

Direção: Clarisse Alvarenga

Crianças e adolescentes se apropriam de espaços públicos ociosos, seja no interior ou na capital do estado de Minas Gerais, para brincar de construir casinhas e cabaninhas. Em cada casinha, uma pequena história se passa: a visita indesejada de um menino que tudo bagunça; a possibilidade de fundar um espaço de individualidade recuado em relação ao espaço da família; a preparação do almoço pelas meninas enquanto os meninos vão caçar e colher palha; o desentendimento decorrente da partilha do espaço; e a reconstrução de uma casinha destruída. Fora desses ambientes, é possível entrever um mundo feito do tempo da memória dos que, no passado, brincaram ali naqueles mesmos espaços. 

15h10Sessão de abertura| conversa com Lydia Hortélio, musicóloga e educadora, sobre o tema A Criança Nova, A Criança Eterna

Meninos e Reis

Participou da 3ª edição, 2016

Documentário, Brasil, 2015, 16 min, livre

Direção: Gabriela Romeu

No reisado, um dos folguedos mais populares do Cariri cearense, o palhaço pinta a cara de preto, crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reisados mais tradicionais da região, está no último ano de reinado e encara o drama de passar a coroa para a irmã mais nova, vivendo um verdadeiro rito de passagem.

Mitã

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Lia Mattos, Alexandre Basso

Documentário, Brasil, 2013, 52 min, livre

Mitã. Criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um “Mundo Novo”. Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança. 

Dia 9 de agosto, sexta-feira

13h30:A Família Dionti

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Alan Minas

Ficção, Brasil, Inglaterra, 2015, 96 min, livre

Um filme emocionante, em que o fantástico e a realidade se equilibram e tecem juntos uma trama envolvente e cheia de surpresas. Nas muitas histórias por trás da história, a mãe apaixona-se, evapora e desaparece; Josué sonha com a volta da mulher a cada chuva, enquanto cria sozinho os dois filhos: Serino, que é seco e chora grãos de areia, e Kelton, que se derrete com a chegada de Sofia, uma garota de circo. “A Família Dionti” retrata de forma especialmente delicada o tema universal do primeiro amor. 

15h30:Tjamparanjani – Era uma vez

Participou da 3ª edição, 2016

Direção:Miko Meloni, Mahiriri Ossuka

Documentário, Itália, Moçambique, 2016, 34 min, livre

Durante o primeiro episódio do programa de rádio Tjamparanjani! (Era uma vez, em língua macua) foram apresentados as poesias e contos de todos os participantes do novo curso da Oficina de Arte. No bairro Natite, na cidade de Pemba (ao norte de Moçambique), alguns artistas locais dão aulas de arte aos mais jovens. Para incentivá-los, as avós também participam, contando suas fábulas populares: a cada “Tjamparanjani!”, deve-se responder “Shampatteke!”, mantendo o ritmo da contação de história. 

Língua mãe

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Fernando Weller, Leo Falcão

Documentário, Brasil, 2011, 81 min, livre

Naná Vasconcelos, um dos maiores músicos do Brasil e mais atuantes fora do país, sonhava reunir um grupo de crianças e fazer música com elas em sua língua materna: o português. Atravessou três continentes para encontrá-las e daí nasce Língua Mãe, projeto musical realizado em parceria com o maestro Gil Jardim. 

Dia 10 de agosto, sábado

11h30:Disque Quilombola

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: David Reeks

Documentário, Brasil, 2012, 13 min, livre

Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças. 

As Aventuras do Avião Vermelho

Participou da 2ª edição, 2015

Direção: Frederico Pinto, José Maia

Animação, Brasil, 2014, 73 min, livre

O filme conta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios. Ao longo dessa jornada, Fernandinho descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai. Baseado no livro homônimo de Érico Veríssimo. 

13h30:Crescer (Grandir)

Participou da 2ª edição, 2015

Direção: Etienne Moine, Bernard Josse

Documentário, Equador, 2011, 104 min, livre

“Crescer” é um documentário que nos convida a dividir o cotidiano de crianças que, aos poucos, recuperam sua dignidade violentada muito cedo. Redescobrimos com eles a alegria de viver em um ambiente cuidadosamente preparado, que os levará à reintegração familiar e social. “Crescer” nos mostra uma nova relação adulto-criança e nos confirma que é possível crescer de maneiras diferentes. 

15h30:Windows Horses, a poesia de Rose Ming(Windows Horses)

Participou da 4ª edição, 2017

Direção:Ann Marie Fleming 

Animação, Canadá, 2016, 85 min, livre

Rosie Ming, uma jovem poeta canadense, é convidada para se apresentar em um festival de poesia em Shiraz, no Irã, mas preferiria ir a Paris. Ela vive na casa de seus avós chineses super protetores e nunca foi a nenhum lugar sozinha. Uma vez no Irã, ela se encontra na companhia de poetas e de Persas que contam histórias que a obrigam a confrontar o seu passado: o seu pai iraniano que ela acha que a abandonou e a natureza da própria poesia. O filme trata de construir pontes entre divisões culturais e geracionais. É um filme sobre ser curioso. Estar aberto. E encontrar a sua própria voz através da magia da poesia. 

Dia 11 de agosto, domingo

11h30:Caminhando com Tim Tim 

Participou da 3ª edição, 2016

Direção: Tiago Expinho

Documentário, Brasil, 2014, 5 min

Um menino a andar. Uma mãe a acompanhar. O percurso até a casa da avó com seus encontros e trocas.

MInha Vida de Abobrinha(Ma vie de Courgette)

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Claude Barras

Animação, Suíça, França, 2016, 67 min, Livre

Abobrinha é um apelido intrigante para um menino de 9 anos de idade, e sua história única, apesar de única, é surpreendentemente universal. Após a morte repentina de sua mãe, Abobrinha torna-se amigo do policial Raimundo, que acompanha o garoto até seu lar adotivo repleto de outros órfãos de sua idade. A princípio, Abobrinha luta para encontrar seu lugar nesse ambiente estranho e, por vezes, hostil. Assim, com a ajuda de Raimundo e novos amigos, Abobrinha aprende aos poucos a confiar, encontrar o amor verdadeiro e ao final uma nova família para si.

13h30:Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Kátia Klock, Cinthia Creatini da Rocha

Documentário, Brasil, 2012, 18 min, livre

A sensibilidade do povo Guarani em educar as crianças permanece viva apesar das influências da sociedade contemporânea. Mas os caminhos e esforços dos líderes espirituais e professores indígenas são marcados por dilemas, buscas, encontros e desencontros. Este registro todo gravado em Guarani na Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, Santa Catarina, no sul do Brasil, comprova: espiritualidade, simplicidade e verdade são palavras que traduzem “a luz” dos Guarani no seu processo de educação. 

Uma Nota Só

Participou da 5ª edição, 2019

Direção: Laís Bodanzky

Ficção, Brasil, 2012, 11 min, livre

De forma sutil e poética, a diretora Laís Bodanzky conduz o olhar do espectador por ruas e becos sonoros, onde caminham passos que parecem divergir da própria realidade.Mas esses caminhos, certo dia, não serão mais os mesmos… 

Pare Olhe Escute

Participou da 5ª edição, 2019

Direção: Kátia Lund

Documentário, Brasil, 2013, 52 min, livre

A música invadiu as ruas e vielas e entrou pela janela das casas, dando cor e melodia a uma rotina, outrora tão opaca, na pequena cidade de Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro. Desde que se iniciou o projeto Música nas escolas, promovido pela prefeitura da cidade, Barra Mansa nunca mais foi a mesma. Dirigido por Kátia Lund e produzido por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o filme Pare Olhe Escute mostra, com sensibilidade, a rotina de jovens músicos ao realizarem o sonho de sair em turnê com a orquestra da cidade, acompanhada da pianista Simone Leitão, pelas principais salas de música do país. 

15h30:Waapa

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

Documentário, Brasil, 2017, 22 min, livre

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudjá (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças. 

Terreiros do Brincar

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: David Reeks, Renata Meirelles

Documentário, Brasil, 2017, 52 min, livre

O filme retrata a participação de crianças em 12 grupos de manifestações populares em 4 estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado.

Porto Alegre | Espaço Itaú de Cinema

Av Tulio de Rose, 80 | Bourbon Shopping

Ingressos custarão $ 5,00 (meia) e $ 10,00 (inteira)

Curitiba | Espaço Itaú de Cinema

Rua Comendador Araújo, 731 | Shopping Crystal

Ingressos custarão $ 5,00 (meia) e $ 10,00 (inteira)

Dia 8 de agosto, quinta-feira

13h30:Ô de casa!

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Clarisse Alvarenga

Documentário, Brasil, 2007, 70 min, Livre

15h30Meninos e Reis

Participou da 3ª edição, 2016

Direção: Gabriela Romeu

Documentário, Brasil, 2015, 16 min, livre

Mitã

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Lia Mattos, Alexandre Basso

Documentário, Brasil, 2013, 52 min, livre

Dia 9 de agosto, sexta-feira

13h30:A Família Dionti

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Alan Minas

Ficção, Brasil, Inglaterra, 2015, 96 min, livre

15h30:Tjamparanjani – Era uma vez

Participou da 3ª edição, 2016

Direção:Miko Meloni, Mahiriri Ossuka

Documentário, Itália, Moçambique, 2016, 34 min, livre

Língua mãe

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Fernando Weller, Leo Falcão

Documentário, Brasil, 2011, 81 min, livre

Dia 10 de agosto, sábado

11h30:Disque Quilombola

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: David Reeks

Documentário, Brasil, 2012, 13 min, livre

As Aventuras do Avião Vermelho

Participou da 2ª edição, 2015

Direção: Frederico Pinto, José Maia

Animação, Brasil, 2014, 73 min, livre

13h30:Crescer (Grandir)

Participou da 2ª edição, 2015

Direção: Etienne Moine, Bernard Josse

Documentário, Equador, 2011, 104 min, livre

15h30:Windows Horses, a poesia de Rose Ming(Windows Horses)

Participou da 4ª edição, 2017

Direção:Ann Marie Fleming 

Animação, Canadá, 2016, 85 min, livre

Dia 11 de agosto, domingo

11h30:Caminhando com Tim Tim 

Participou da 3ª edição, 2016

Direção: Tiago Expinho

Documentário, Brasil, 2014, 5 min

Minha Vida de Abobrinha(Ma vie de Courgette)

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Claude Barras

Animação, Suíça, França, 2016, 67 min, Livre

13h30:Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Kátia Klock, Cinthia Creatini da Rocha

Documentário, Brasil, 2012, 18 min, livre

Uma Nota Só

Participou da 5ª edição, 2019

Direção: Laís Bodanzky

Ficção, Brasil, 2012, 11 min, livre

Pare Olhe Escute

Participou da 5ª edição, 2019

Direção: Kátia Lund

Documentário, Brasil, 2013, 52 min, livre

15h30:Waapa

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

Documentário, Brasil, 2017, 22 min, livre

Terreiros do Brincar

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: David Reeks, Renata Meirelles

Documentário, Brasil, 2017, 52 min, livre

Belo Horizonte | Cinema Belas Artes

Rua Gonçalves Dias, 1581

Ingressos custarão $ 5,00 (meia) e $ 10,00 (inteira)

Dia 15 de agosto, quinta-feira

13h30:Meninos e Reis

Participou da 3ª edição, 2016

Documentário, Brasil, 2015, 16 min, livre

Direção: Gabriela Romeu

Mitã

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Lia Mattos, Alexandre Basso

Documentário, Brasil, 2013, 52 min, livre

15h30Sessão de abertura| conversa com a cineasta Clarisse Alvarenga sobre o tema Brincar de Casinha com o Cinema.

Ô de casa!

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Clarisse Alvarenga 

Documentário, Brasil, 2007, 70 min, Livre

Dia 16 de agosto, sexta-feira

13h30:A Família Dionti

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Alan Minas

Ficção, Brasil, Inglaterra, 2015, 96 min, livre

15h30:Tjamparanjani – Era uma vez

Participou da 3ª edição, 2016

Direção:Miko Meloni, Mahiriri Ossuka

Documentário, Itália, Moçambique, 2016, 34 min, livre

Língua mãe

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Fernando Weller, Leo Falcão

Documentário, Brasil, 2011, 81 min, livre

Dia 17 de agosto, sábado

11h30:Disque Quilombola

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: David Reeks

Documentário, Brasil, 2012, 13 min, livre

As Aventuras do Avião Vermelho

Participou da 2ª edição, 2015

Direção: Frederico Pinto, José Maia

Animação, Brasil, 2014, 73 min, livre

13h30:Crescer (Grandir)

Participou da 2ª edição, 2015

Direção: Etienne Moine, Bernard Josse

Documentário, Equador, 2011, 104 min, livre

15h30:Windows Horses, a poesia de Rose Ming(Windows Horses)

Participou da 4ª edição, 2017

Direção:Ann Marie Fleming 

Animação, Canadá, 2016, 85 min, livre

Dia 18 de agosto, domingo

11h30:Caminhando com Tim Tim 

Participou da 3ª edição, 2016

Direção: Tiago Expinho

Documentário, Brasil, 2014, 5 min

Minha Vida de Abobrinha(Ma vie de Courgette)

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Claude Barras

Animação, Suíça, França, 2016, 67 min, Livre

13h30:Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Kátia Klock, Cinthia Creatini da Rocha

Documentário, Brasil, 2012, 18 min, livre

Uma Nota Só

Participou da 5ª edição, 2019

Direção: Laís Bodanzky

Ficção, Brasil, 2012, 11 min, livre

Pare Olhe Escute

Participou da 5ª edição, 2019

Direção: Kátia Lund

Documentário, Brasil, 2013, 52 min, livre

15h30:Waapa

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

Documentário, Brasil, 2017, 22 min, livre

Terreiros do Brincar

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: David Reeks, Renata Meirelles

Documentário, Brasil, 2017, 52 min, livre

Brasília | Espaço Itaú de Cinema

SGCV Sul lote 22 | Casa Park Shopping

Ingressos custarão $ 5,00 (meia) e $ 10,00 (inteira)

Dia 15 de agosto, quinta-feira

13h30:Meninos e Reis

Participou da 3ª edição, 2016

Documentário, Brasil, 2015, 16 min, livre

Direção: Gabriela Romeu

Mitã

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Lia Mattos, Alexandre Basso

Documentário, Brasil, 2013, 52 min, livre

15h30Ô de casa!

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Clarisse Alvarenga 

Documentário, Brasil, 2007, 70 min, Livre

Dia 16 de agosto, sexta-feira

13h30:A Família Dionti

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Alan Minas

Ficção, Brasil, Inglaterra, 2015, 96 min, livre

15h30:Tjamparanjani – Era uma vez

Participou da 3ª edição, 2016

Direção:Miko Meloni, Mahiriri Ossuka

Documentário, Itália, Moçambique, 2016, 34 min, livre

Língua mãe

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Fernando Weller, Leo Falcão

Documentário, Brasil, 2011, 81 min, livre

Dia 17 de agosto, sábado

11h30:Disque Quilombola

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: David Reeks

Documentário, Brasil, 2012, 13 min, livre

As Aventuras do Avião Vermelho

Participou da 2ª edição, 2015

Direção: Frederico Pinto, José Maia

Animação, Brasil, 2014, 73 min, livre

13h30:Crescer (Grandir)

Participou da 2ª edição, 2015

Direção: Etienne Moine, Bernard Josse

Documentário, Equador, 2011, 104 min, livre

15h30:Windows Horses, a poesia de Rose Ming(Windows Horses)

Participou da 4ª edição, 2017

Direção:Ann Marie Fleming 

Animação, Canadá, 2016, 85 min, livre

Dia 18 de agosto, domingo

11h30:Caminhando com Tim Tim 

Participou da 3ª edição, 2016

Direção: Tiago Expinho

Documentário, Brasil, 2014, 5 min

Minha Vida de Abobrinha(Ma vie de Courgette)

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: Claude Barras

Animação, Suíça, França, 2016, 67 min, Livre

13h30:Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras

Participou da 1ª edição, 2014

Direção: Kátia Klock, Cinthia Creatini da Rocha

Documentário, Brasil, 2012, 18 min, livre

Uma Nota Só

Participou da 5ª edição, 2019

Direção: Laís Bodanzky

Ficção, Brasil, 2012, 11 min, livre

Pare Olhe Escute

Participou da 5ª edição, 2019

Direção: Kátia Lund

Documentário, Brasil, 2013, 52 min, livre

15h30:Waapa

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

Documentário, Brasil, 2017, 22 min, livre

Terreiros do Brincar

Participou da 4ª edição, 2017

Direção: David Reeks, Renata Meirelles

Documentário, Brasil, 2017, 52 min, livre


Sobre o Autor:

Editora do site Cinema & Movimento e crítica cinematográfica

Deixar Um Comentário