Coletiva de imprensa da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

>>Coletiva de imprensa da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Coletiva de imprensa da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Por | 2020-10-19T17:38:17-03:00 12 de outubro de 2020|Notícias|0 Comentários
Da esquerda para a direita: Renata Almeida (curadora da Mostra); Mario Mazilli (Representante do Instituto CPFL); Cristiano Lima Braga (Representante da Secretaria de Cultura de São Paulo); Rosana Cunha (Representante do SESC-SP); Eduardo Saron (Diretor do Itaú Cultural)

Na manhã do último sábado (10/10) foi realizada, virtualmente, a coletiva de imprensa da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com as presenças de Renata Almeida (diretora da Mostra); Cristiano Lima Braga da Secretaria de Cultura de São Paulo; Eduardo Saron do Itaú Cultural; Danilo Santos de Miranda (diretor regional do SESC-SP) e Rosana Cunha, também do SESC, para dar a largada ao maior festival de filmes do país. Com 198 filmes de 71 países, divididos em 4 mostras; dois prêmios especiais – o prêmio Humanidade e o Leon Cakoff; encontros e debates virtuais sobre cinema, literatura e assuntos contemporâneos e culturais, o evento se realizará no período de 22/10 a 04/11.

Entre os filmes a serem exibidos está o vencedor do prêmio do juri no Festival de Veneza “A Nova Ordem” de Michel Franco que será o filme de abertura da Mostra. Seleções Oficiais de Cannes como “Mães de Verdade” de Noami Kawase e “Suor” de Magnus Von Horn; O Vencedor do Urso de Ouro de Berlim “Não Há Mal Algum” de Mohammad Rassoulof entre tantos outros de mesmo quilate.

As seções são: Perspectiva internacional, competição novos diretores (nacionais e internacionais juntos); Mostra Brasil e apresentações especiais que, são filmes fora de competição mas que têm importância cultural, política e artística. Os selecionados deste ano são: “Coronation” e “Vivos” do artista Ai Weiwei; o longa “Nadando até o mar se Tornar Azul” e o curta “A Visita” ambos de Jia Zhangke e os curtas-metragens “Escondida” de Jafar Panahi e “Uma Noite na Ópera” de Sergei Loznitsa. Tem ainda uma homenagem póstuma ao cineasta brasileiro Fernando Coni Campos com a exibição de três longas-metragens “Viagem ao Fim do Mundo” (1968), “Ladrôes de Cinema (1977) e “O Mágico e o Delegado” (1983). A mostra conta, ainda, com uma seleção de filmes latino americanos

Os prêmios especiais como o prêmio Humanidade que homenageia grandes nomes do cinema e sua contribuição para a humanidade com o audiovisual será dado a Frederick Wiseman – documentarista – e aos Funcionários da Cinemateca de São Paulo pelo apreço, zelo e dedicação que têm tido com o acervo do cinema brasileiro num contexto de condições precárias de manutenção, cuidados e mesmo de salários não pagos. É a primeira vez que o prêmio é dado a um grupo de pessoas. O prêmio Leon Cakoff que contempla carreiras dedicadas ao audiovisual laureia a produtora gaúcha Sara Silveira.

Os fóruns são dois: o II Fórum Nacional de lideranças femininas no audiovisual que objetiva destacar o tema da diversidade na produção audiovisual no Brasil e no mundo e acontecerá de de 29/10 a 03/11; e o IV Fórum Mostra que discutirá questões como cinema e memória, as mudanças no consumo na produção audiovisual pós-covid, que acontecerá de 28/10 a 30/10. Ambos os eventos serão virtuais.

Os exibidores serão a Mostra Play, a plataforma Itáu, o SPCine e a plataforma digital do SESC-SP no streaming. Na modalidade Presencial no Drive-In SESC e no Drive-In Belas Artes. A cerimônia de abertura acontecerá as 19:30 do dia 22/10. Logo, em seguida o filme de abertura será exibidos no drive-in às 20:00 hs. No Streaming será exibido dia 23/10 e ficará por 24 horas apenas. Os demais estarão nas plataformas disponíveis durante o período da mostra.

Mais detalhes como: lista de títulos e mostras e etc. no site da mostra: https://44.mostra.org/

  • 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 10/10/2020. #mostrasp #44mostra

Sobre o Autor:

Editora do site Cinema & Movimento e crítica cinematográfica

Deixar Um Comentário